Hungu


Depois de assistir o filme de Nicolas Brault, Hungu, da National Film Board of Canada, escrevemos em grupos a "Lenda do Berimbau", utilizando os recursos de escritura duma lenda e usando a nossa imaginação.

Veja a seguir algumas das lendas!!!

Hungu
As origens do berimbau
Era uma vez uma tribo Africana chamada Huganu, integrada por homens, mulheres e crianças.
Um dia em que a tribo estava caçando pelo deserto, uma das mulheres que estava com seu filho perde as suas forças por causa duma forte desidratação e cai no chão quase desmaiada.
O chefe decide, para não deixar só o menino, levar ele e deixar a mulher. Mas, o menino como não tinha gostado dessa idéia segura o braço de sua mãe, resistindo, mas é levado à força com o resto da tribo.
Quando a tribo já tinha retomada a caçaria, todos se acham rodeados de água e sem duvidar começam a beber, mas de repente a água começa a diminuir. Tentando tomar a maior quantidade de água possível, a tribo chega até a mulher que tinham deixado desidratada no chão.
Nesse momento a tribo percebeu que essa água e os peixes que nadavam nela tinham saído dos olhos dessa mulher que não tinha parado de chorar desde que a tribo a tinha deixado e levado seu filho.
Mas, como ela estava bebendo toda a água, o chefe bateu nela com um arco provocando sua morte na frente do menino.
Novamente a tribo decide continuar e levar o menino, mas desta vez o menino fica junto a sua mãe, já que a causa da caça a tribo devia continuar com ela e sem perder tempo na resistência do menino.
No dia seguinte, o filho deixa sua mãe morta no chão e continua caminhando no rumo contrário onde se tinha dirigido a sua tribo.
Anos depois, o filho, já transformado em um homem, encontrou os ossos do corpo de sua mãe e fez deles um instrumento que começou a tocar. Cada osso tinha se transformado nas diferentes partes para formar um Berimbau.
Danahi, Gimena e Oriana.


Hungu - As origens do Berimbau.
Era uma vez uma tribo chamada MUMUCU que procurava comida e água.
Certo dia no deserto acharam uns bois, tentaram caçá-los, mas não conseguiram. Então, continuaram caminhando, mas, uma mulher chamada Berimbau que estava com seu filho cai de repente porque estava muito fraca, desidratada, com fome e doente.
O filho dela tenta ajudá-la para poder continuar mas não consegue.
O chefe da tribo vai procurar o menino para que possa continuar e viver, mas ele não quer porque quer ficar com sua mãe, ele seguro a mão de sua mãe, mas o levam com o resto da tribo.
Berimbau começa a chorar e de tanto que chora se forma um rio que chega até onde estava a tribo tentando caçar.
A tribo começa a beber, mas de repente o rio começa a sumir e os MUMUCOS seguem até chegar onde estava à mulher bebendo as últimas gotas de água.
O chefe bate nela porque achava que era muito feio de parte da mulher doente beber toda a água e não deixar para o resto.
O filho solta a mão do chefe e vai com sua mãe e sxe seguro com todas as suas forças, pois ele não queria se separar de Berimbau.
Na manhã seguinte dia, o menino junto ao corpo de sua mãe percebeu ela estava morta, por isso foi embora.
Com o passar dos anos, o corpo de Berimbau começa a se transformar .
Também com o decorrer dos anos o menino cresce e fica feito um homem.
Um dia quando ele caminhava pelo deserto, acha uma vara, uma cabaça rolando, um pau e uma pedra, (que eram as partes do corpo de sua mãe). Então, começa a unir as partes que havia achado até formar um instrumento que chamou de Berimbau em honra da sua mãe, e n7º parou de tocar.
Agustina, Rocio e Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário