Último golpe de estado no brasil.
1-Quando foi o golpe?; com que nome foi conhecido?
2-Quem era nessa época o presidente?
3-Quem aconteceu na sociedade, na impresa,com os militantes politicos, com o congreso?
4-Quais eranm as promessas do regime militar para o povo?
5-Quanto durou o golpe militar? Que era a lei de segurança?
6-Quem foi o presidente eleito democraticamente após o golpe? Que aconteceu con ele?
Respostas:
1- O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964, com um golpe de estado.Entre os militares brasileiros, o evento é designado como Revolução de 1964 ou Contrarrevolução de 1964.
2- O Golpe Militar encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango.
3-Além da limitação da liberdade de opinião e expressão, de imprensa e organização, naquela época tornaram-se comuns as prisões, os interrogatórios e a tortura daqueles considerados suspeitos de oposição ao regime, comunistas ou simpatizantes, sobretudo estudantes, jornalistas e professores.
4-No início houve a promessa à elite, à classe média e à população em geral, que a Constituição de 1946, a normalidade democrática e as eleições seriam preservadas e restabelecidas rapidamente em 1966, no mais tardar.
5-O golpe militar durou 21 anos.Segundo a doutrina dos militares, o inimigo devia ser extirpado a todo custo e os governos populistas seriam uma porta de entrada para a desordem, subversão e propiciariam a entrada de ideologias nocivas à nação.
6-O regime militar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1960. Neves morreu sem tomar posse como presidente e, portanto, na prática, nunca chegou a ocupar o cargo para o qual foi eleito. Apesar disso, a 21 de abril de 1986 o Congresso Brasileiro ditou uma lei determinou que Neves era presidente do Brasil oficialmente considerado para todos os efeitos legais. No lugar de Neves assumiu a presidencia o seu vice Jose Sarney
Carolina Toro 6°B
Nenhum comentário:
Postar um comentário